Portaria prevê sinal de TV Digital em todas as cidades até 2023

Áudio

Por Gésio Passos - Rádio Nacional - Brasília

Nesta terça-feira (4), o Ministério das Comunicações publicou novas portarias ligadas ao setor da rádio e televisão. Até o final de 2023, o sinal da TV analógica vai ser trocado pelo digital em todas as cidades do país.

Segundo o ministro Fábio Faria, cerca de 75% da população já tem acesso a TV digital, enquanto mais de 3 mil pequenos municípios ainda não tem acesso. O ministro afirma que agora os recursos serão investidos no interior.

Governo Federal vai apoiar financeiramente a digitalização de cidades que só tem um sinal de TV, com distribuição de kits de recepção e a infraestrutura para cerca de 1.600 municípios. Além da liberação de outorga digital de forma desburocratizada. Haverá ainda recursos para compra de receptores digitais para pessoas que recebem o Bolsa Família.

Outra novidade publicada em portaria é a obrigatoriedades as empresas de celulares ativarem a função de rádio FM nos aparelhos. Segundo Fábio Faria, o ministério está atendendo ao pleito das emissoras privadas.

O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), Fábio Lara Resende, reforçou que as emissoras defendem essa proposta desde 2014 e vai ampliar o acesso ao rádio.

O governo ainda anunciou parcerias para pesquisa sobre um novo padrão para a TV Digital, a chamada TV 3.0. A próxima etapa para pesquisas desse novo modelo vai ocorrer até 2023.

Edição: Raquel Rodrigues / L Pedrosa

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.