| 02 Polícia Civil esclareceu 87% dos casos de desaparecimento em Cuiabá e Várzea Grande.mp3 |
Foto da manchete: DHPP
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Mais de 460 pessoa s que tiveram seu desaparecimento registrado, neste ano de 2024, em Cuiabá e Várzea Grande, foram localizadas pela Polícia Civil, em investigações conduzidas pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas, da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Entre o dia 1º de janeiro a 20 de agosto, o setor computou 533 ocorrências de desaparecimento, entre homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos, que saíram de casa e deixaram de dar notícias aos seus familiares.
Deste número, 468 vítimas foram localizadas, sendo 450 com vida e 18 em óbito, representando 87,8% dos casos solucionados.
O trabalho do Núcleo de Desaparecidos inicia no momento em que a ocorrência é registrada.
Não é necessário um período específico para a comunicação dos fatos. Basta apenas que a vítima esteja fora da normalidade dos seus hábitos.
A partir do registro, os policiais do Núcleo fazem o levantamento de informações que possam auxiliar a encontrar algum indício que levou ao desaparecimento.
Entre os trabalhos, são realizadas oitivas de pessoas próximas, como familiares, amigos, além de checagens em meios eletrônicos, como sites e redes sociais da Internet, que possam fornecer alguma pista.
Ao mesmo tempo em que é feita a busca de informações em hospitais, unidades de saúde, casas de abrigo, Polícia Militar, Departamento Médico Legal e outros órgãos que possam auxiliar na localização do desaparecido.
Entre as vítimas desaparecidas, 357 do sexo masculino, a sua maioria com idades entre 18 a 59 nove anos.
No caso de vítimas mulheres, foram 176 casos registrados, sendo 77 vítimas com idades entre 12 e 17 e anos e 77 vítimas com idades entre 18 e 59 anos.
Qualquer informação sobre pessoas desaparecidas pode ser repassada ao Núcleo de Pessoas Desaparecidas, pelo telefone (65) 98173- 0565.