Polícia Civil cria canal para orientar pessoas que foram vítimas de golpes pela internet

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação PJC

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A Polícia Civil de Mato Grosso criou um canal exclusivo de orientação à população de como proceder em casos de fraudes por meio eletrônico e evitar possíveis situações de estelionato.

O objetivo é auxiliar de maneira rápida e objetiva as vítimas de golpes ou fraudes eletrônicas.

O projeto desenvolvido pela Polícia Civil reúne a atuação das unidades especializadas no combate a golpes, especialmente em ambiente virtual, as delegacias especializadas de Estelionato de Cuiabá, de Várzea Grande e de Repressão a Crimes Informáticos.

No projeto-piloto, as informações estão disponibilizadas no site da Polícia Civil no campo Orientações Sobre Golpes, onde as pessoas encontram o passo a passo de como a vítima deve proceder nos casos de golpes.

Lá você encontra dicas de como agir no caso de pagamentos ou transferências decorrentes de crime, sequestro de perfil de WhatsApp, hackeamento de redes sociais como Facebook ou Instagram, entre outros crimes.

A ideia é que o projeto seja ampliado em alguns dias com a criação de um hotsite específico, vinculado ao site da Polícia Civil, onde estarão disponíveis orientações sobre outras modalidades de golpes, dicas de segurança e diversas informações sobre crimes de estelionato e outras fraudes.