08 Agrural Plantio de soja vai a 54% no Brasil e é o 2º mais acelerado da história.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
O plantio da safra 24/25 de soja do Brasil atingiu na última quinta-feira 55% da área estimada, contra 36% uma semana antes e 51% no mesmo período do ano passado. Com quase 17 milhões de hectares plantados em apenas duas semanas, o percentual semeado até agora é o segundo mais alto para esta época do ano, atrás somente dos 60% da safra 18/19, de acordo com dados da AgRural.
O Paraná, que puxava o plantio entre os estados desde o início da temporada, na semana passada cedeu o posto a Mato Grosso. Mesmo assim, o estado do Sul já caminha para a reta final e tem o plantio mais acelerado da série histórica, iniciada na safra 05/06. Apesar de alguns pontos do país ainda estarem recebendo chuvas manchadas, no geral o plantio caminha bem, favorecido pela melhora da umidade, e as condições das lavouras são boas em todo o Brasil.
O plantio do milho verão 24/25 chegou a 59% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 52% uma semana antes e 66% no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da AgRural. As lavouras se desenvolvem bem nos três estados do Sul, onde a semeadura está praticamente encerrada. Nos demais estados do Centro-Sul, o plantio caminha de acordo com a chegada das chuvas e o avanço da semeadura da soja, que tem a preferência dos produtores nesta época do ano.