Pesquisa do Senai Mato Grosso quer identificar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Com o objetivo de identificar as barreiras que impedem o maior número de mulheres empreendedoras em Mato Grosso, o Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, por meio da Faculdade de Tecnologia, está realizando uma pesquisa em diversas cidades mato-grossenses.

A ação é em parceria com a Organização Internacional do Trabalho por meio do projeto ‘A Mulher na Gestão Empresarial: Exigindo Impulso no Brasil’.

A meta da pesquisa é que 200 mulheres respondam ao questionário, que pode ser acessado pelo site da Fiemt.  

A pesquisa tem como foco prioritário o público feminino empreendedor das cidades de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

O projeto da pesquisa é ampliar as oportunidades de criação, manutenção e crescimento de empreendimentos comandados por mulheres e, também, uma maior representatividade feminina em cargos de liderança nas corporações.

A finalidade é contribuir para a ocupação justa e equitativa da mulher no cenário socioeconômico.

Mato Grosso foi escolhido como estado piloto e executou a primeira pesquisa em solo brasileiro, que identificou as barreiras e dificuldades que limitam o empreendedorismo feminino.

A pesquisa foi liderada pela Fatec Senai Mato Grosso e levantou dados e estudos sobre temas que caracterizam o contexto regional e nacional, além de entrevista com 30 mulheres de destaque do empreendedorismo e liderança em instituições e negócios do estado.

Os primeiros resultados apresentados no ano passado, apontaram que 66,6% das mulheres pesquisadass ainda desconhecem os programas de financiamento voltado a elas.

A metade não se sente representada na política e 55% julgaram o preconceito como uma das principais barreiras para o crescimento das empresas lideradas por mulheres.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.