Pesquisa desenvolvida pela Empaer avalia produtividade e rentabilidade de 40 variedades de mandioca

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Empaer

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Para identificar cultivares de mandioca de mesa e indústria com características agronômicas e comerciais que possam ser recomendadas aos agricultores familiares, foram plantados 40 materiais genéticos nos Campos Experimentais da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, nos municípios de Cáceres, Acorizal e Tangará da Serra.

O trabalho de pesquisa encerrou o plantio no início de janeiro deste ano e será executado num período de sete a 16 meses, avaliando a produtividade, o melhor ciclo de colheita, a resistência ao tombamento, a arquitetura para plantio mecanizado e outros. 

A pesquisadora da Empaer, Dolorice Moreti, fala que o objetivo da pesquisa é fornecer aos produtores rurais um conjunto de práticas recomendáveis com a garantia de rendimento e menor custo de produção.

Serão avaliados o teor de amido para os materiais de mesa e indústria e o tempo de cozimento para a mandioca usada in natura.

Os testes de cozimento serão feitos com variedades no período de sete 12 meses após o plantio da mandioca.

Os materiais do banco genético que estão sendo avaliados são oriundos da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Instituto Agronômico de Campinas e de produtores do Estado de Mato Grosso.

Dolorice explica que foram plantadas as variedades de polpa branca, amarela e bifortificadas de mesa. Para a indústria, a polpa branca.  

Mato Grosso possui uma área plantada de 18 mil 440 hectares, com uma produção de 270 mil toneladas de raízes e uma produtividade média de mais de 14 mil toneladas por hectare.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.