Pesquisa da CNI aponta para dificuldade de se obter matéria-prima

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria apontou que 73% das empresas da indústria em geral e 72% das companhias de construção estão com dificuldades para conseguir insumos e matérias-primas produzidas no Brasil. O resultado não é muito diferente do apontado no último estudo, em novembro de 2020.

E o problema não é só para quem precisa de matéria-prima nacional. 65% das companhias industriais que dependem de compras internacionais estão com dificuldade para conseguir esses insumos. No setor de construção, esse número sobe para 79%. 

De acordo com a CNI, no início da pandemia, a compra de insumos foi cancelada e os estoques foram reduzidos. E isso atingiu praticamente todas as empresas das cadeias de produção. Com a retomada da economia no segundo semestre de 2020, os estoques não conseguiram ser repostos e a produção não tem acompanhado a demanda.

O levantamento mostra ainda que 45% das empresas da indústria em geral não conseguiram dar conta da demanda de fevereiro. Na indústria da construção, esse percentual foi de 30%. A pesquisa da CNI foi realizada com 1.782 empresas em fevereiro. 

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.