| Pesquisa aponta que 91% das indústrias de Mato Grosso sofreram impactos da pandemia do coronavírus.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A terceira rodada da pesquisa sobre a percepção do empresário industrial mato-grossense, diante da pandemia de covid-19, aponta que 91% das indústrias sofreram impactos nos últimos dias.
O número registrou queda de 6% em relação à pesquisa anterior realizada na primeira semana de abril, quando 97% dos empresários disseram ter sentido algum impacto devido ao vírus.
Os dados foram coletados pela Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso, por meio do IEL Pesquisa e do Observatório da Indústria, e divulgados no último fim de semana.
Cinquenta empresários de nove setores, como alimentício, madeira e construção civil, responderam aos questionários.
O ciclo de pesquisa apontou que o setor ainda apresenta grande apreensão com relação ao cenário econômico a médio prazo.
Do total dos entrevistados, 48,94% acreditam em estagnação do setor e 34,04% aponta uma tendência de piora.
Para 17,02% dos empresários a tendência é de melhora. Na rodada anterior, 60,87% dos entrevistados apontavam piora, 34,78% acreditavam na estagnação e apenas para 4,35% a sinalização era de melhoria.
“Houve uma redução na tendência de piora em 26,83%, porém, os empresários estão sentindo uma maior percepção na estagnação econômica.
Para os industriários, com a crise atual, os maiores obstáculos enfrentados são redução de venda de produtos, dificuldades com novas receitas, dificuldade com capital de giro, e dificuldades de negociação com fornecedores.
Os dados mostram ainda que 85,1% das indústrias tiveram queda no faturamento.