Pedidos de Autorização Eletrônica para viagem de crianças e adolescentes bateram recorde em 2024

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Agora digitais, as Autorizações Eletrônicas de Viagem nacionais e internacionais de menores desacompanhados de pelo menos um de seus pais atingiram no primeiro semestre de 2024 o recorde de solicitações nos Cartórios de Notas do Mato Grosso.

A procura pelo ato, necessário para que menores de 16 anos possam viajar sozinhos ou acompanhados por apenas um dos responsáveis, deve aumentar ainda mais agora com a chegada das férias escolares.

O documento deve ser solicitado pelos pais ou representantes legais da criança ou adolescente.

Os números do primeiro semestre de 2024 mostram um crescimento de 40% na procura do ato em relação ao mesmo período de 2023.

Foram 371 Autorizações nos primeiros seis meses deste ano frente a 265 entre janeiro e junho do ano passado.

Desde de dois de agosto de 2021, responsáveis por menores que necessitam viajar desacompanhados dos pais pelo Brasil ou para o exterior podem fazer a Autorização de Viagem de forma eletrônica, realizando o procedimento de reconhecimento de firma por videoconferência por meio da plataforma nacional unificada dos Cartórios de Notas do país, e-notariado.org.br.

Em seguida os pais recebem o documento de forma física ou digital para validação no guichê da companhia aérea ou na rodoviária, via leitura de QR Code no celular ou no papel.