Peças de arte produzidas por presos de MT são expostas em evento em Brasília

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

Peças de arte produzidas por reeducandos de quatro unidades prisionais de Mato Grosso são apresentadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) no 6º Seminário Nacional de Trabalho no Sistema Penal, que começou nesta terça e segue até sexta-feira, em Brasília.

O objetivo do evento é promover a troca de experiências sobre mecanismos e instrumentos que aperfeiçoam a gestão e a execução da política de trabalho nas unidades de ressocialização.

Entre os trabalhos estão pinturas em tela, imagens sacras, bonecas em tecidos, e artefatos de madeira, sendo que todos produzidos pelos presos.

Os produtos foram confeccionados pelos reeducandos da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, Cadeia Pública Feminina de Nortelândia e Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis.

Os policiais penais Eudes Gonçalves e Claudiane Almeida representam Mato Grosso no evento. Segundo Claudiane a recuperação do preso requer esforço de vários setores.  E as oficinas de trabalho desempenham um papel importante nesse processo, promovendo uma reinserção social de forma responsável e humanizada.