| PEC que propõe a antecipação da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa já conta com o apoio de 13 deputados.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A gravidez da deputada estadual Janaina Riva, do MDB, deve antecipar a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, de setembro para junho.
Uma PEC, Proposta de Emenda Constitucional, apresentada na última terça-feira, antecipa a votação para o final de junho, e já conta com o apoio de 13 parlamentares.
A deputada é favorita para disputar o cargo de primeira-secretária numa dobradinha com o atual presidente do parlamento, Eduardo Botelho, do DEM.
A eleição em setembro coincidiria com o período em que Janaina deve dar à luz, o que impediria a deputada de participar ativamente das articulações.
Outro motivo que influenciou para a criação da PEC é que o período original das eleições na Casa de Leis é muito próximo das eleições municipais, o que poderia tumultuar o processo na Assembleia.
Nesta quarta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho rechaçou as críticas feitas a proposta de antecipação da eleição da mesa diretora do legislativo estadual.
A medida vem sendo considerada por alguns críticos como um “golpe”.
“A antecipação dessa eleição não há nada de anormal. Já colocaram que é golpe, mas não existe nada disso. Nunca existiu isso comigo, e não irá existir agora”, contestou Botelho.
Para ser aprovada, a PEC da antecipação precisa passar por dez sessões e ser analisada por comissões parlamentares.