Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Economia Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que o Produto Interno Bruto do Brasil deve crescer em 2022 e ressaltou que a experiência brasileira ajudou no enfrentamento da inflação.

As declarações do ministro foram feitas durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais. Guedes e ministros de outros países debateram quais ações imediatas e de longo prazo serão necessárias para estabilizar a economia global e garantir uma recuperação sustentável.

Falando em inglês, o ministro começou contando que o Brasil, assim como outros países, enfrentou problemas de energia causados por mudanças climáticas nos últimos anos. E que o Brasil é o único país que se encontra hoje na mesma situação econômica que estava antes da crise causada pela pandemia de covid.

Sobre a inflação, Guedes afirmou que o problema não é temporário, mas acrescentou que o Brasil está reagindo mais rápido do que outros países, por já ter experiência na adoção de medidas para conter a alta dos preços. Ele também destacou a criação de quatro milhões de empregos formais no ano passado.

Em relação ao desempenho do PIB, o Produto Interno Bruto, o ministro da Economia disse que a expectativa para o ano passado era de crescimento de 6 ou 7% para 2021, mas ficou pouco abaixo de 5%. Isso porque, segundo Paulo Guedes, o gasto público para responder à crise sanitária subiu de 19% para 26,5% em 2020. Mas ele prevê que o país termine 2022 com um pequeno superávit.

Já sobre as vacinas contra a covid, Paulo Guedes ressaltou que, graças a acordos do Brasil com laboratórios do Reino Unido e dos Estados Unidos, se a pandemia se estender, o país poderá produzir imunizantes para futuras doses de reforço e até para exportação.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.