A partir de quinta-feira, vereadores podem trocar de partido para disputar eleição municipal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

A partir da próxima quinta-feira, os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura de sua cidade podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda.

 

O prazo da chamada janela partidária termina no dia 3 de abril, seis meses antes do pleito.

 

Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo TSE, Tribunal Superior Eleitoral , o prazo é considerado para a justa causa necessária para a mudança partidária dos detentores do cargo de vereador que queiram concorrer às eleições para prefeito, ou a reeleição para o cargo de vereador.

 

Ao trocarem de partido, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas. 

 

Outras datas previstas no calendário eleitoral devem ser seguidas pelos candidatos e partidos que vão disputar o pleito. No dia 4 de abril, por exemplo, todos os partidos que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo TSE. 

 

No dia 16 de junho, a Corte deve divulgar o valor corrigido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Já as convenções partidárias para escolha dos candidatos, devem iniciar em julho e os partidos deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.