04 Paraná amplia emergência zoossanitária contra gripe aviária.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária. A medida reforça a vigilância contra a influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), evitando impactos na avicultura estadual, setor estratégico para a economia do estado.
Inicialmente instituído em 23 de julho de 2023, o decreto é uma resposta à detecção inédita do vírus no Brasil em aves silvestres. A gripe aviária, conhecida por sua distribuição global e impacto no comércio internacional de produtos avícolas, já causou mortes em humanos nos Estados Unidos e afetou produções comerciais no Chile e na Colômbia.
O Paraná, um dos maiores exportador de carne de frango do Brasil, não registrou casos em produção comercial, apenas em aves silvestres, o que garantiu a continuidade das exportações.
Em 2023, a avicultura paranaense alcançou um Valor Bruto de Produção (VBP) de pouco mais de 38 bilhões de reais. A exportação de carne de frango superou 2 milhões de toneladas, gerando uma arrecadação de US$ 4 bilhões.