| Para frear a disseminação do coronavírus, Governo do Estado decide obrigar o uso de máscara a partir do dia 13.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Governo de Mato Grosso lançou, no último fim de semana, a campanha “Eu cuido de você e você cuida de mim”, que incentiva toda a população a usar e produzir máscaras de proteção, feitas em casa, como forma de prevenção ao coronavírus.
O anúncio da campanha foi feito pelo governador Mauro Mendes, durante transmissão nas redes sociais do Governo do Estado.
O uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do covid-19.
De acordo com especialistas em saúde pública, a máscara impede que as gotículas de saliva de um portador do vírus sejam expelidas no ambiente e, consequentemente, evita que outras pessoas entrem em contato com a superfície contaminada.
Já com o uso da máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido e, assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.
“Estamos alocando recursos para que as nossas secretarias possam aderir a esta campanha. São ações simples, mas que tenho certeza que vão nos ajudar muito a combater esse vírus", afirmou o governador Mauro Mendes.
Mendes afirmou que será dado um prazo até o dia 13 de abril para que todas as empresas e estabelecimentos que continuarem em funcionamento durante a pandemia providenciem máscaras aos seus funcionários.
De acordo com o médico Abdon Karhawi, que é especialista em infectologia e professor da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, as máscaras artesanais – feitas de pano, algodão e tecidos similares - são instrumentos eficazes para conter o avanço da doença.
O especialista explicou que, além do Brasil, vários países do mundo têm recomendado e adotado o uso de máscaras como forma de prevenção.