PAPELÃO. Deputado-Coronel mato-grossense é denunciado por espalhar fake News sobre a tragédia gaúcha

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Câmara dos Deputados

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Deputados do Psol protocolaram, recentemente, uma representação na PGR, Procuradoria-Geral da República, contra sete colegas da Câmara, por disseminar notícias falsas ou fake news sobre a catástrofe do Rio Grande do Sul.

A representação pede que os deputados federais sejam denunciados pela PGR e processados pela justiça por crimes relacionados à vida e a saúde da população atingida, crimes contra a honra de autoridades e agentes públicos, além de omissão de socorro, calúnia e difamação.

Um dos sete bolsonaristas acusados de espalhar mentiras sobre as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul está o deputado federal por Mato Grosso, Coronel Assis, do União Brasil.

A ação do Psol busca impedir que parlamentares usem a tribuna da Câmara e as redes sociais para divulgar Fake News sobre a tragédia gaúcha.

Desde que teve início as enchentes devastadoras tragédia no Estado, as redes sociais foram invadidas por fake news, que procuram desmerecer o trabalho do Governo Federal, do Governo do Estado, prefeitos, voluntários, além de ataques as forças armadas, especialmente ao Exército.

Na representação, os deputados do Psol alertam para a gravidade do efeito final da rede de desinformação que é promovida pelos extremistas.

Os parlamentares do Psol lembram que as mentiras espalhadas pelos denunciados podem provocar pânico nos desabrigados, diminuir as doações, prejudicar os resgates, o acolhimento e socorro às pessoas atingidas.

Na Câmara, o Coronel Assis sempre vota de acordo com as orientações do PL, o partido de Jair Bolsonaro, e da extrema-direita bolsonarista.

Por outro lado, Assis repudiou a ação do Psol. Segundo o Coronel, a medida não passa de uma tentativa de fazer uso político da tragédia no Rio Grande do Sul, e que a representação é um instrumento de perseguição aos deputados de oposição ao atual Governo.

No site sapicua.com.br você encontra a relação dos outros deputados denunciados à PGR por disseminar notícias falsas.

+++++++++++++++++++++++++

Cinco dos alvos da representação são deputados do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro: Filipe Martins (TO), Gilvan da Federal (ES), Paulo Bilynskyj (SP), Caroline de Toni (SC) e General Girão (RN).

Do União Brasil, além de Assis, o Coronel Ulysses (AC) também foi apontado.