Padre diz que Quaresma é tempo de pensar no próximo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Atrelada à Campanha da Fraternidade, a Quaresma começou na Quarta-feira de Cinzas.

 

Neste período, os católicos se preparam para o propósito de exercitar a empatia e cuidar do próximo.

 

Sob o tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele", a campanha segue até novembro.

 

A Quaresma é o período de 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Semana Santa.

 

Durante a Quaresma, a Igreja e todos os cristãos preparam-se para a Páscoa. A Páscoa é a festa anual dos Cristãos para celebrar a Ressurreição de Cristo.

 

Segundo o padre Wagner Stephan, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, que fica no Distrito da Guia, em Cuiabá, a quaresma é um momento de introspecção e reconhecimento.

 

“Se durante a vida ou o ano a gente fica disperso, se fragmenta, a Quaresma tem o toque de recolhimento, de introspecção espiritual, na qual eu vou reunir tudo isso e praticar esse encontro com Deus, consigo mesmo”, destaca o religioso.

 

O Padre explicou ainda que o jejum, prática conhecida nesse período, não se restringe apenas ao não consumo de carne, mas hábitos que fazem mal a si mesmo e a outras. Os vícios podem ser de bebida a falar mal dos outros, por exemplo.

 

“O propósito do jejum não é só deixar de comer carne, é de se esvaziar de alguma coisa que está me ferindo e ferindo o próximo. Então tem que ter uma relação com Deus, comigo e com o outro”, reforça padre Wagner.

 

A cada ano, desde 1964, a Igreja no Brasil propõe a todos os cristãos, a Campanha da Fraternidade. E é no coletivo que a Campanha da Fraternidade pensa.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.