08 Outlook 2034 Imea apresenta projeções para o futuro do agronegócio em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Aconteceu, nesta quarta-feira, no auditório da Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, em Cuiabá, o lançamento do “Outlook 2034 – Projeções do Agronegócio em Mato Grosso de 2024 a 2034”.
O evento apresentou as principais tendências e projeções para as culturas agrícolas e produções pecuárias do estado nos próximos 10 anos.
O Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, liderou os estudos e análises, em parceria com o IAGRO, Instituto Mato-grossense do Agronegócio, e com o apoio da Aprosoja.
Para aprimorar a metodologia utilizada nas projeções do Outlook 2034, o Imea estabeleceu uma parceria estratégica com a Faculdade de Estatística da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.
Essa parceria aprimorou as previsões, oferecendo aos agentes do setor dados precisos e abrangentes, fundamentais para a tomada de decisões estratégicas no agronegócio.
Segundo o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, Mato Grosso vai produzir mais de 148 milhões de toneladas de grãos e pluma em 2034.
A produção de carnes bovina, suína e de aves também deve crescer.
As projeções indicam um crescimento significativo nas áreas cultivadas em Mato Grosso até 2034.
A área de algodão deve expandir 40,62%, a de milho 60,20%, e a de soja 33,18%.
Na pecuária, o Outlook 2034 aponta para um aumento de 7,49% na produção de carne bovina, impulsionado por investimentos em tecnologia e genética.
A suinocultura e a avicultura também terão avanços expressivos, com crescimento na produção de 40,60% e 30,97%, respectivamente, ao longo da próxima década.
O crescimento populacional mundial, que deve atingir quase nove bilhões de pessoas em 2034, trará novos desafios para a produção de alimentos.