Operação Amazônia aplica mais de R$ 44 milhões em multas por crimes ambientais em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Sema-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Em Mato Grosso, foram aplicados mais de 44 milhões de reais em multas por crimes ambientais.

A ação é resultado do trabalho das equipes de fiscalização da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Operação Amazônia.

Os infratores foram penalizados por desmatamento ilegal, descumprimento de embargo, uso irregular do fogo, e extração ilegal de madeira.

Foram fiscalizadas 13 áreas em seis dias, entre 27 de outubro e dois de novembro, nas cidades de Querência, Araguaiana e Bom Jesus do Araguaia. Foi identificado o uso do "correntão" no desmatamento ilegal. 

Durante a operação, foram apreendidas 10 máquinas, sendo três tratores pneu, dois tratores esteira, e cinco implementos agrícolas.

As infrações foram identificadas por meio do monitoramento por satélite Planet, que mostra em tempo real a mudança de vegetação em todo o território de Mato Grosso.

Em Bom Jesus do Araguaia, uma fazenda recebeu a maior multa, de 40 milhões de reais, por desmate de uma área de 200 hectares de preservação permanente, e pelo uso irregular do fogo em oito mil hectares, além de extração irregular de madeira sem licença em 200 hectares.

Crimes ambientais devem ser denunciados por meio da Ouvidoria Setorial da Sema no 0800-065-3838, pelo WhatsApp (65) 99321-9997, nas unidades regionais do órgão ambiental, ou ainda, pelo aplicativo MT Cidadão.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.