ONG pede a proibição da entrada de turistas e missionários nas aldeias indígenas do Xingú

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A Associação Terra Indígena do Xingú divulgou uma nota orientando caciques, lideranças e todas as comunidades indígenas a impedirem a entrada de turistas e missionários nas aldeias, para que o coronavírus não chegue ao Xingú.

A Associação recomenda aos índios para não irem para as cidades do entorno; não levar amigos indígenas ou não-indígenas para as aldeias; não aceitar doações de roupas ou objetos pessoais; não aceitar entrada de turistas ou missionários nas aldeias.

Além disso, as comunidades que têm estradas com acesso para cidades no entorno, devem estabelecer regras rígidas de controle para saída e entrada das pessoas. 

A Associação solicitou ainda que os profissionais da saúde, juntamente com os professores da região, expliquem aos indígenas os sintomas do coronavírus e as medidas de emergência que devem ser aplicadas em todas as aldeias do Xingu.

“O lugar mais seguro para não pegar essa doença é a aldeia. Vamos seguir essas orientações de segurança e juntos iremos proteger as crianças, jovens, mulheres e os idosos”, reforça a Associação Terra Indígena do Xingu.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.