| Obras da ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso já estão a todo vapor.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística S/A iniciaram nesta segunda-feira, a construção da 1ª Ferrovia Estadual do Brasil.
O começo das obras foi marcado por uma cerimônia realizada no Terminal Ferroviário de Rondonópolis, com a presença do governador Mauro Mendes, do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e de outras autoridades.
O CEO da Rumo, Beto Abreu, afirmou que se não fosse pela solução inovadora e criativa encontrada pelo Governo de Mato Grosso, essa obra não iria começar.
A Ferrovia Autorizada terá 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde.
A previsão é que o terminal em Campo Verde comece a operar em 2026 e os trilhos cheguem ao município de Lucas do Rio Verde em 2030.
A Rumo deverá investir mais de 11 bilhões de reais na obra, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos.
Para o governador Mauro Mendes, essa é uma empreitada que altera a matriz logística de Mato Grosso, trazendo um grande impacto positivo não apenas para o agronegócio, mas também para o dia-a-dia das pessoas.
Mendes lembrou que a BR-163 está estrangulada, e é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses, colocando em risco a vida das milhares de pessoas que passam pela rodovia.
O governador disse ainda que além disso, a ferrovia será importante para o transporte da safra de Mato Grosso, além do transporte de insumos e outras mercadorias.
Beto Abreu fez questão de ressaltar que as obras já começaram e que as máquinas já estão trabalhando para fazer o primeiro viaduto sobre a BR-163, fundamental para que a logística funcione nos primeiros 50 quilômetros.
Mauro Mendes reforçou ter convicção que o contrato será cumprido rigorosamente e que em oito anos todo o traçado da nova ferrovia será entregue.