| O enfrentamento a hanseníase e os estigmas associados à doença serão debatidos em Cuiabá.mp3 |
Vinícius Antônio
A Secretaria Estadual de Saúde realiza, nos dias 29 e 30 de janeiro, quarta e quinta-feira, das oito horas da manhã ao meio dia, no Auditório da Controladoria Geral do Estado, em Cuiabá, o Encontro Estadual de Cuidado Integral em Hanseníase.
O evento vai acontecer em alusão ao Janeiro Roxo, mês de enfrentamento à hanseníase, e visa capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Conforme a coordenadora de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria de Saúde, Ana Carolina Landgraf, o encontro vai abordar, entre outros assuntos, a avaliação das incapacidades físicas em hanseníase, ocasionadas pelo diagnóstico tardio da doença.
“Uma vez que as deformidades e incapacidades físicas são comuns na hanseníase e representam a principal causa do estigma associado à doença”, explica Ana Carolina
Com expectativa de receber cerca de 100 pessoas, a coordenadora informa que a inscrição para participar do encontro vai ser direcionada ao público que atua diretamente com a hanseníase.
De acordo com Ana Carolina, o tema é importante porque, devido à enfermidade acometer os nervos, ela poderá causar danos neurais e alterações na capacidade sensitiva ou motora.
“Esta característica da doença é a principal razão pela qual as equipes de saúde precisam atuar no diagnóstico precoce e tratamento garantidos pelo SUS”, destacou a coordenadora.