| Número reduzido de leitos de UTI em Mato Grosso preocupa autoridades da saúde.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Com uma população de cerca de três milhões e meio de habitantes, Mato Grosso tem apenas 709 leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, para atender a população.
Dos 709 leitos de UTIs que existem no Estado, 422 são de hospitais privados, e 287 estão na rede pública bancados pelo SUS, Sistema Único de Saúde.
Os 422 leitos UTIs em Mato Grosso, são destinados para quem tem planos de saúde, ou para quem tem condições de pagar particular.
Durante esta semana, o Governo de Mato Grosso anunciou a implantação de mais 70 leitos de UTIs no estado, a iniciativa faz parte do plano de contingenciamento de combate a pandemia do coronavírus.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os novos leitos estão divididos da seguinte forma. Quarenta leitos no Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, e dez leitos em cada um dos Hospitais Regionais de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis.
Como o número de habitantes é muito maior do que a quantidade de UTIs disponíveis, os Governos do Estado e dos municipais estão tomando todas as providências para evitar a contaminação das pessoas pelo coronavírus.
A preocupação das autoridades de saúde é se o número de contagiados for maior do que o de UTIs.
Segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, Hildenete Monteiro Fortes, o temor é que, caso aumente o número de infectados pelo coronavírus, os profissionais de saúde tenham que escolher quem morre e quem vive.