| Numa sessão tumultuada, a Câmara de Cuiabá cassa o mandato do vereador Abílio Júnior.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Numa sessão tensa, que durou 14 horas, marcada por bate boca e agressões verbais entre os parlamentares, a Câmara de Cuiabá cassou, nesta sexta-feira, o mandato do vereador Abílio Júnior, do PSC, por quebra de decoro parlamentar.
Foram 14 votos favoráveis à perda de mandato e 11 contra.
Na Comissão de Ética, o relatório foi pela perda do mandato. Já a Comissão de Constituição e Justiça deu parecer pelo arquivamento do processo.
Os vereadores da base governista do prefeito Emanuel Pinheiro, derrubaram o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e, em nova votação, cassaram Abílio.
Mesmo sem precisar votar, o presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão, decidiu declarar o voto pela cassação do vereador Abílio.
"De acordo com a votação do soberano plenário, fica acolhido o relatório da Comissão de Ética: com 14 votos sim e 11 votos contra. Portanto, declaro cassado o mandato eletivo do vereador Abílio Junior”, sentenciou Misael.
Pela Lei da Ficha Limpa, Abílio Junior fica inelegível e isso, até julgamento do caso em tribunais superiores, ele não pode disputar nenhum tipo de eleição partidária pelos próximos oito anos.
Com a saída de Abílio Júnior, assume a cadeira o primeiro suplente, Oséas Machado, do PSC, responsável por entrar com o pedido de cassação de Abilinho.
Agora a Câmara de Cuiabá vai comunicar ao TRE, Tribunal Regional Eleitoral, que o vereador foi cassado para que a justiça eleitoral tome as providências legais.