Nova Rota lança “Campanha Desacelera” para combater o excesso de velocidade na BR-163

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio

 

Um estudo sobre velocidade na BR-163 em Mato Grosso mostra que cerca de 60 mil veículos trafegaram na rodovia acima do limite médio determinado para o trecho percorrido.

Diante dessa realidade, a Nova Rota do Oeste lança a “Campanha Desacelera” para orientar e conscientizar os motoristas sobre a ampliação dos riscos e agravamento dos acidentes de acordo com o aumento da velocidade.

O monitoramento de velocidade média empregada pelos veículos é realizado pela área de Segurança Viária da Concessionária em sete pontos, onde há radares instalados, entre Itiquira e Sinop.

Em todo o trecho sob a responsabilidade da Nova Rota as velocidades permitidas variam de 40 a 100 quilômetros por hora, dependendo do segmento.

Porém, o sistema de análise flagrou um veículo trafegando na BR 163 que atingiu a velocidade média de 237 quilômetros por hora.  

A coordenadora de Segurança Viária da Nova Rota, Vanessa de Jesus, explica que a Concessionária está monitorando a velocidade média dos veículos, que é calculada com base no tempo que o condutor leva para percorrer a distância entre dois radares.

Ela disse ainda que o raio-X traçado no estudo da Concessionária demonstrou dados alarmantes.

Já o chefe da Segurança Viária da PRF, Polícia Rodoviária Federal, Henrique Candine, afirmou que é extremamente importante coibir o excesso de velocidade, porque essa conduta coloca em risco a vida do condutor e de terceiros.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que a cada 1% de acréscimo na velocidade média, aumenta em 4% o risco de um acidente com morte.