Nos últimos três meses, MT reduziu alertas de desmatamento em mais de 30%.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso reduziu os alertas de desmatamento em 30,6% no último trimestre.
Os dados levam em consideração os números do mesmo período do ano passado e constam do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real.
O fato acontece apesar do aumento histórico no desmatamento do Bioma Amazônia,
De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o resultado é fruto da política de prevenção e combate ao desmatamento ilegal estadual, e dos investimentos estaduais.
Em Mato Grosso, o mês de agosto apresenta uma redução apurada de 41%, e em setembro, 35%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
A área de alertas detectada para todos os estados da Amazônia juntos no mês de outubro foi de 863 quilômetros quadrados, uma alta de 3,7% em relação a 2020 e recorde da série histórica de cinco anos.
A Amazônia apresentou um aumento de 20% no desmatamento nos meses de agosto, setembro e outubro de 2021 em relação à média histórica, de dois mil 267 quilômetros quadrados apurados no período entre os anos de 2015 a 2020.
O bioma Amazônia está presente em nove estados brasileiros, sendo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.