NOME “SUJO”. Cartórios de Mato Grosso já podem negociar pela internet dívidas protestadas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Nos últimos cinco anos Mato Grosso registrou mais de 155 mil dívidas pendentes de pagamento nos Cartórios de Protesto do Estado.

A partir de agora, tanto estas dívidas quanto as anteriores podem ser negociadas entre credores e devedores e, em caso de acordo, suspenderá a restrição aos CPFs e CNPJs protestados.

A novidade permite ainda que a negociação aconteça antes do nome ficar “sujo” no cartório, durante o processo ou até mesmo depois do Protesto e vai contribuir para a diminuição das demandas que chegam ao Poder Judiciário.

Para a negociação de dívidas, o credor poderá oferecer, de forma online, a proposta de solução negocial ao devedor, que será notificado pelo Cartório de Protesto, inclusive de maneira eletrônica, ou seja, por e-mail, SMS, ou WhatsApp, e terá 30 dias para responder à proposta.

Caso seja positiva, o devedor já protestado ficará com o nome limpo logo após o pagamento.

Todo o procedimento poderá transcorrer na internet pela plataforma eletrônica dos Cartórios de Protesto de Mato Grosso.

Segundo a presidente da Anoreg, Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso, Velenice Dias de Almeida, permitir que as pessoas regularizem suas dívidas nos cartórios de protesto é uma alternativa para reduzir a inadimplência e diminuir o custo do crédito no Brasil, melhorando o ambiente de negócios e promovendo a inclusão financeira.