Multas por falta de máscaras começam a ser aplicadas a partir desta terça-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A aplicação de multa aos estabelecimentos privados, em Mato Grosso, que não se adequarem ao uso de máscaras faciais passa a valer a partir desta terça-feira.

 

Mato Grosso foi o primeiro Estado do país a instituir o uso obrigatório de máscaras.

 

A penalidade está prevista em um Decreto publicado no dia 27 de abril. O valor da multa é de 80 reais por pessoa sem máscara dentro dos estabelecimentos comerciais, seja funcionário ou cliente.

 

Desde o início de abril, o Governo de Mato Grosso tem feito ações e campanhas de conscientização para o uso da máscara, que é um instrumento eficaz de prevenção contra o coronavírus.

 

É importante esclarecer que a máscara pode ser artesanal, de pano ou outro tecido comum.

 

Durante todo este período, o Estado realizou ações de conscientização junto aos comerciantes.

 

Por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e do Corpo de Bombeiros, já foram entregues mais de 50 mil máscaras aos servidores públicos estaduais e à população carente em todo o estado.

 

Durante a entrega, as pessoas são orientadas sobre o uso obrigatório da máscara e, ainda, a manter um distanciamento mínimo de um metro e meio, entre si, além de lavar constantemente as mãos e utilizar álcool em gel para higienização.

 

Conforme o decreto, os estabelecimentos públicos e privados deverão afixar na porta de entrada um aviso com o alerta sobre a obrigatoriedade do uso de máscara facial e a possibilidade de retirar do local quem descumprir a norma, com auxílio da Polícia Militar, caso necessário.

 

Caberá à PM coordenar as ações de fiscalização, que também poderão ser realizadas pelos Procons e órgãos de vigilância sanitária estadual e municipais. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.