Mulheres deixaram de ser “figurantes” na política, afirma militante do PSDB Diana Souza

Foto da manchete:  Arquivo Pessoal

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

Segundo dados do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, as mulheres são a maioria do total de 2,49 milhões de pessoas aptas ao voto em Mato Grosso, ou seja, 51% são mulheres e 49% são homens, o que representa 51,5 mil mulheres a mais do que homens.

Mas esse cenário muda quando o assunto é representatividade feminina nos espaços de poder.  

Nas eleições municipais de 2020, por exemplo, foram eleitas 14 prefeitas, 25 vice-prefeitas e 228 vereadoras.

Porém, a expectativa para as eleições municipais deste ano é de uma participação mais efetiva das mulheres.

Com o acúmulo de lutas e mais protagonismo no processo político, as mulheres rejeitam o espaço anteriormente reservado a elas, que era apenas “preencher cotas femininas”. As mulheres não aceitam mais o papel de “figurante” no processo eleitoral.

Mulheres representantes de vários segmentos da sociedade colocaram os nomes à disposição dos partidos como pré-candidatas para disputar o pleito de outubro.

São profissionais liberais, representantes de movimentos sociais, ativistas, indígenas e representantes da causa LGBTQIA+.  

O PSDB de Cuiabá, por exemplo, tem entre seus quadros uma mulher que pode ser definida como “militante partidária”.

Diana Souza, começou sua militância política ainda muito jovem no grupo político do ex-governador Dante de Oliveira.

Na sigla, ela ocupou espaços na Juventude Tucana, no Movimento de Mulheres, Movimento Comunitário, entre outros.

Mas se destacou nos movimentos liderados por Dante de Oliveira, como a histórica campanha das Diretas, já! Considerado a maior mobilização pela democracia registrada no país.

Depois ela participou ativamente das duas campanhas de Dante à prefeitura de Cuiabá e também da eleição e reeleição de Dante para o Governo de Mato Grosso.

Nas gestões de Dante, Diana ocupou funções na área de saúde, assistência social, além de ter uma forte ligação com a área da educação, de certa forma, uma relação afetiva, já que Diana é filha de uma importante educadora de Cuiabá, a professora Dione Augusta.

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação cuiabana, a Escola Estadual que fica no bairro CPA IV, foi batizada com o nome da professora Dione Augusta da Silva Souza.

Nas articulações que o PSDB cuiabano vem realizando, o partido incluiu o nome de Diana Souza na relação de possíveis pré-candidaturas tucanas.