| 01 MT Produtivo investiu mais de 168 milhões de reais para apoiar produtores familiares.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Governo do Estado investiu 168 milhões de reais no Programa MT Produtivo para ajudar o agricultor familiar, com a mecanização na pecuária leiteira, melhoramento genético do rebanho, entrega de mudas, caixas de abelha, máquinas e equipamentos agrícolas, desde 2022.
Os dados foram apresentados na última terça-feira pela secretária de Agricultura Familiar do Estado, Teté Bezerra, à Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Deste montante, a maioria foi aplicada em mecanização e implementos agrícolas.
Foram pouco mais de 141 milhões de reais na aquisição de 151 tratores, máquinas, caminhonetes, caminhões e implementos, como calcário, colhedoras de forragens e de milho, grade aradora, plantadeira e adubadeira.
Na pecuária leiteira, foram aplicados quase 16 milhões de reais, nesse período, para a mecanização, armazenamento, veículos para transporte da produção de leite e ainda o melhoramento genético das vacas leiteiras, resultando em maior produtividade.
Foram entregues 389 resfriadores de leite aos produtores familiares, 200 ordenhadeiras mecânicas, dois silos verticais, cinco caminhões isotérmicos, além de 294 novilhas da raça girolando meio sangue e mais de duas mil transferências de embriões da mesma raça.
O Estado incentiva ainda os produtores a plantarem novas culturas, como o café, com a distribuição de 300 mil mudas do grão desde o ano passado. Também foram entregues 240 mil mudas de banana.
O programa entregou também seis mil caixas de abelhas, mil tendas de feiras, além de triturador de grãos, misturador de ração e farinheira móvel.