| 02 MT Garante disponibiliza recursos para pequeno e médio produtor rural de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O MT Garante, Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso, criado pelo Governo do Estado, já viabilizou 648 operações de crédito e permitiu que microempresários e pequenos produtores rurais pudessem acessar mais de 53 milhões de reais em financiamento com entidades financeiras conveniadas com o Estado.
A partir de dezembro de 2022, o MT Garante passou a disponibilizar as garantias junto aos bancos e cooperativas parceiras, tendo o Estado como avalista.
Do valor total de crédito concedido até junho de 2023, quase 48 milhões de reais foram para capital de giro, seguido por investimento fixo, pouco mais de três milhões de reais e investimento mais capital de giro, foram mais de dois milhões.
Cerca de 34 milhões foram acessados por microempreendedores, pouco mais de nove milhões de reais por MEIs, microempreendedores individuais, cinco milhões e 200 mil por produtores rurais e quatro milhões e 400 mil reais por empresas de pequeno porte.
Outros sete segmentos também tiveram mais operações com contratações milionárias, entre eles o de alimentação, transportes terrestres e serviços especializados para construção.
O Governo do Estado tem aporte de 110 milhões de reais para ser avalista dos empresários e produtores rurais de Mato Grosso.
No caso do pequeno produtor rural, o limite é de 250 mil reais e para médio produtor rural de até 430 mil.
Para a instalação de aviários, a margem é de dois milhões de reais.
Os recursos do MT Garante também podem ser utilizados por pecuaristas que queiram investir na recuperação de pastagens degradadas.
Mato Grosso tem a meta de recuperar mais de quatro milhões de hectares até 2030, aumentando a produção de alimentos, mas sem desmatamento e reduzindo a emissão de gases poluentes.