MT cria Câmara Técnica de Defesa de Florestas Plantadas para fomentar o setor

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso é o 10º no país em produção de florestas plantadas para fins comerciais, com destaque para eucalipto e teca, com 1,9% na participação nacional. 

Cáceres, Água Boa e Alto Taquari se destacam na produção estadual, conforme as informações do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso da Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Para fomentar e proteger o setor importante para a economia estadual, o Conselho Gestor do Desenvolve Floresta criou a Câmara Técnica de Defesa de Florestas Plantadas para promover medidas de controle fitossanitário e aprimorar o sistema de produção florestal no Estado.

Com isso, serão promovidas boas práticas no controle de pragas, doenças e plantas invasoras em plantações florestais, fornecendo medidas e estratégias para conter surtos e o estabelecimento de uma rede de informações para um monitoramento eficaz das ocorrências.

Na primeira reunião do grupo técnico, que aconteceu na última quarta-feira, foram discutidas a saúde das plantações florestais e o conjunto de ações estratégicas, de curto, médio e longo prazo que vão fortalecer o sistema de produção florestal do Estado de Mato Grosso.