MP/MT cobra de Sorriso e Ipiranga do Norte mais cuidado com moradores de rua

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio  

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso requereu na Justiça, que os municípios de Sorriso e Ipiranga do Norte elaborem, apresentem em audiência pública e executem um plano de atendimento a pessoas em situação de rua, no prazo de 90 dias.

O plano deverá contemplar atendimentos intersetoriais destinados a possibilitar a superação da situação de rua e a garantia dos direitos sociais fundamentais das pessoas.

O MP pede ainda que os municípios tomem medidas para a construção de restaurantes populares e implementação de outras medidas para garantir a segurança alimentar e nutricional aos moradores de rua, e devem disponibilizar também casas de passagem e de acolhimento de longa permanência.

De acordo com o pedido, o plano deve assegurar ainda a construção de banheiros públicos, disponibilização de bebedouros e lavanderias sociais, além da oferta de cursos de qualificação profissional.

De acordo com o promotor de Justiça Márcio Florestan, da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, os municípios citados não direcionam recursos públicos suficientes para garantir a implantação da política pública de apoio a População em Situação de Rua.

Além disso, o órgão ressalta que as duas cidades não garantem às pessoas em situação de rua o acesso a atendimentos essenciais para possibilitar a recuperação e superação da condição de vulnerabilidade.