| 08 MP manda Energisa tirar fios soltos espalhados por ruas e avenidas de Sorriso.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação/Ministério Público
Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
O risco de acidentes envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas levou a 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, a instaurar um inquérito civil para cobrar da distribuidora de energia uma solução para a fiação solta e exposta da rede de energia elétrica, telefonia e internet em vias públicas e calçadas do município.
Uma fiscalização realizada pela promotoria, constatou situação de perigo em ruas, avenidas, calçamento e áreas públicas.
Num exemplo do risco que condutores e transeuntes correm, um entregador de aplicativo por pouco não foi degolado ao se enroscar na fiação e depois cair.
O entregador trafegava pela Avenida Porto Alegre e acabou se enroscando em um fio baixo, que estava atravessado na rua e o atingiu na altura do pescoço.
Em outra ocorrência, um motociclista atingiu a fiação solta na avenida Curitiba, e tanto o piloto quanto o carona que estava na garupa acabaram sofrendo um acidente.
O condutor perdeu o controle da moto e bateu em uma árvore. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital Regional de Sorriso.
O motociclista não viu o fio baixo, em uma parte da avenida e acabou envolvido no acidente.
O promotor de Justiça Márcio Florestan, destacou no documento que, por enquanto, foram acidentes com ferimentos, mas poderia ter sido algo grave, como a morte de alguém.
Florestan defende que mesmo nos casos em que a fiação for de empresas de telefonia ou internet, a concessionária Energisa possui o poder-dever de efetuar a retirada dessa fiação, de acordo com resolução da ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica.
O promotor de Justiça afirmou ainda que vê responsabilidade solidária da Prefeitura de Sorriso, em razão da omissão no cumprimento do dever de fiscalização e de manutenção da segurança viária.