| Mortes por doenças respiratórias disparam em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Um levantamento, realizado pelo Ministério Público, junto aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, aponta a ocorrência de 266 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda no Estado, entre 28 de fevereiro e 27 de abril deste ano.
Os números serão atualizados semanalmente pelo MPE e vão subsidiar a atuação dos promotores e procuradores de Justiça no enfrentamento à pandemia do coronavírus.
O levantamento, realizado por determinação do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, foi feito pelo Centro de Apoio Operacional.
Além do número de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda obtido junto aos cartórios, o órgão auxiliar compilou dados sobre a evolução dos casos e óbitos pela referida síndrome e por Covid-19 junto à Central de Informações do Registro Civil, CRC Nacional, Fiocruz e o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde.
Conforme o relatório, as fontes apresentam números de infectados e de óbitos diferentes. A causa mais provável seria o atraso nos resultados dos exames ou mesmo a falta de testes, o que prejudica o diagnóstico das mortes por Covid-19 nas certidões de óbito.
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, ressalta que as informações relativas à pandemia da Covid-19 no Brasil e em Mato Grosso ainda não estão claras. Segundo ele, o Ministério Público vem buscando várias outras formas para embasar a sua atuação.