Monitor do PIB aponta crescimento da economia no 3º trimestre

Áudio

Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O monitor do PIB, indicador divulgado nesta quinta-feira (19) pela Fundação Getúlio Vargas, aponta um crescimento de 7,5% na economia do país no terceiro trimestre deste ano, em relação ao segundo. O mês de setembro teve crescimento de 1,1% na comparação com agosto. Mas frente a 2019, as atividades econômicas apresentaram queda de 4,4% no terceiro trimestre e de 2,3% em setembro.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Consídera, explica que apesar da recuperação, a economia ainda não conseguiu voltar ao  patamar do início do ano, antes das medidas de fechamento que foram necessárias pelo coronavírus.

O monitor mostra que dentro do consumo das famílias, o consumo de serviços apresenta a recuperação mais lenta, com recuo de 8,7% no terceiro trimestre. Claudio Consídera detalha que os serviços relacionados a turismo freiam a recuperação.

Na comparação com o segundo trimestre, o consumo das famílias recuou 5,1% e os investimentos, a chamada formação bruta de capital fixo também caíram, com desempenho negativo de 2,2%. As exportações cresceram 1,7%, mas as importações tiveram queda de 24,4%.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.