A miséria avança pelo Brasil. São 33 milhões de pessoas em situação de fome

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A fome avança cada vez mais rápido pelo Brasil.

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira, mostra que o país soma atualmente cerca de 33 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.

Em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país.

Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar realizado pela Rede PENSSAN, Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.   

O 1º inquérito, divulgado em abril do ano passado, estimava em 19 milhões o total de brasileiros que não tinham nada para comer em 2020.

A crise provocada pela pandemia do coronavírus está diretamente relacionada ao avanço, ainda maior, da fome nos últimos dois anos.

Segundo a médica epidemiologista e pesquisadora da Rede PENSSAN, Ana Maria Segall, a pandemia surge neste contexto de aumento da pobreza e da miséria, e traz ainda mais desamparo e sofrimento.

A pesquisadora disse ainda que os caminhos escolhidos pela política econômica do governo e a gestão inconsequente da pandemia só poderiam levar ao aumento ainda mais escandaloso da desigualdade social e da fome no Brasil.

De acordo com a rede PENSSAN, a pesquisa foi realizada entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir de entrevistas feitas em mais de 12 mil domicílios, distribuídos em áreas urbanas e rurais de 577 municípios de 26 estados e mais o Distrito Federal.

A pesquisa mostrou que mais de 125 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, número que corresponde a mais da metade da população do país, ou seja, 58,7% dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, na média, cerca de 15% das famílias brasileiras enfrentam a fome atualmente. Fatores regionais e sociais, no entanto, agravam a situação.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.