Ministro anuncia que China suspendeu embargo a frigorífico de Lucas do Rio Verde

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Agência Brasil

Foto da manchete: Agencia Brasil

Por Jurandir Antônio – Enéas Jacobina.

Texto do áudio:

O ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou, nesta terça-feira, a suspensão do embargo da China a uma planta frigorífica para aves e suínos da empresa BRF Brasil Foods, que fica no município de Lucas do Rio Verde.

As vendas de carnes da empresa para o gigante asiático estavam paralisadas desde o período da pandemia de covid-19. Com a liberação, o frigorífico de Mato Grosso pode retomar as vendas para a China

Na avaliação de Fávaro, a liberação das exportações mostra que o sistema de defesa agropecuário brasileiro é eficiente, transparente e garante a qualidade dos produtos.

Carlos Fávaro disse ainda que independentemente de qualquer crise sanitária, o Brasil tem um bom controle e continua exportando para os mercados mais exigentes.

Em março, durante missão à China, o ministro já havia confirmado a habilitação de quatro novas plantas frigoríficas do Brasil, que passaram a exportar para o país asiático. 

A China é o principal destino de carnes brasileiras.

Apesar da redução mensal das exportações de carne bovina em abril, com reflexos para todo o setor de proteína animal, as vendas brasileiras de carne bovina, suína e de frango devem ter ganhos importantes ao longo de 2023.