Ministra da Agricultura diz que agronegócio respeita o meio ambiente e cresce sem desmatar.mp3 |
Jurandir Antonio Voz: Vinícius Antônio
Ao falar, nesta segunda-feira, na abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, voltou a defender a sustentabilidade praticada no agronegócio brasileiro.
"O Brasil é o único país do mundo que consegue produzir e preservar. Nossa pecuária vem crescendo muito sem desmatar", disse a ministra.
Ela acrescentou que, após a pandemia da covid-19, o mundo será ainda mais exigente em sanidade e sustentabilidade.
"Precisamos exercitar cada vez mais a sustentabilidade no agro brasileiro. Por isso, tivemos a preocupação de trazer no Plano Safra 2020/21 várias linhas com recursos exclusivos à sustentabilidade", ressaltou Tereza Cristina.
Ela citou o papel da Embrapa, que fornece tecnologias para o produtor evoluir nas práticas agrícolas.
"Nenhum país tem tecnologia e pesquisa de ponta como a Embrapa oferece", destacou a ministra.
Tereza Cristina ressaltou a diversificação da pauta exportadora do agronegócio brasileiro, destacando as 85 novas aberturas de mercado durante sua gestão.
"Estamos diversificando pauta exportadora para alimentos como gergelim e grão-de-bico e aumentando produção nacional de alimentos como trigo", citou.