Ministério da Saúde vai antecipar a campanha de vacinação contra a gripe

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 25 de março, por causa do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

O Ministério da Saúde negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do próximo dia 20 para as regiões do país.

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, a imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas, desde o ano passado, foi observada uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral.

Por isso, o Ministério da Saúde decidiu adiantar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos e gestantes.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam vacinadas.

De acordo com o Ministério da Saúde a vacina influenza pode ser aplicada na ao mesmo tempo que outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.