Ministério da Saúde libera recursos para custear ações de vacinação em municípios mato-grossenses

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

 

O Ministério da Saúde anunciou a destinação de quase cinco milhões de reais para Mato Grosso como incentivo financeiro excepcional e temporário para custear ações de vacinação, incluindo mobilização nas escolas.

Essa medida, integra o Programa Saúde na Escola, visa atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com destaque para imunizantes como poliomielite, febre amarela, meningite e tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.

O financiamento abrange pouco mais de um milhão de reais para o desenvolvimento de estratégias e mais de três milhões e meio de reais distribuídos entre 141 municípios do estado.

Entre os dez municípios que vão receber os maiores valores estão Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Sorriso, Juína e Juara.

A ação conjunta dos ministérios da Saúde e Educação tem como objetivo promover a saúde e a educação integral dos estudantes, reduzir a evasão escolar e melhorar a frequência por problemas de saúde.

No ano passado, quase quatro mil cidades brasileiras adotaram estratégias similares, resultando em um aumento significativo na cobertura vacinal, especialmente contra o HPV.