Ministério da Agricultura e Pecuária apoia PL da Reciprocidade

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Divulgação MAPA

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio: 

 

Ao defender a qualidade da produção de alimentos no Brasil, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou apoio ao Projeto de Lei 1406, conhecido como PL da Reciprocidade, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

A proposta dispõe sobre a não aceitação de acordos internacionais que possam representar restrições discriminatórias ao comércio internacional de produtos brasileiros e o objetivo é impedir que as exportações brasileiras sejam prejudicadas devido a regras ambientais “rigorosas e desiguais”, cobradas por países que não fazem a sua parte na sustentabilidade global.

Isso porque, conforme detalha Fávaro, o Brasil tem as regras sanitárias mais rígidas e eficientes para a defesa agropecuária e a garantia da qualidade na produção de alimentos com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

O ministro ainda destaca que o Brasil está aberto a toda e qualquer discussão acerca das boas práticas ambientais, combate ao desmatamento, boas práticas trabalhistas e preservação ambiental.

“É muito cabível que a gente possa cobrar a reciprocidade”, destacou Fávaro, lembrando que dificilmente outros países conseguem ter os precedentes dos produtos brasileiros com sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente, às questões sociais e sanidade.