Milho, soja e carne colocam Mato Grosso na liderança nacional do Valor Bruto da Produção.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil (reprodução)
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O VBP, Valor Bruto da Produção Agropecuária, de 2021, estimado com base nas informações de setembro, atingiu mais de 194 bilhões de reais em Mato Grosso.
Esse montante representa 17,63% do VBP nacional, estimado em um trilhão 103 bilhões de reais, e mantém Mato Grosso como o principal polo brasileiro de produção agropecuária.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na última semana.
As cifras são superiores às de 2020, quando atingiram os 171 bilhões de reais e consolidam Mato Grosso no topo do ranking nacional, à frente de estados como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
As maiores contribuições para o resultado mato-grossense vieram do milho, soja e da carne bovina.
Somente a bovinocultura representou o montante superior a 27 bilhões de reais do Valor Bruto da Produção Agropecuária nacional e superou o montante de 2020, que registrou quase 25 bilhões.
O VBP mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao faturamento bruto dentro do estabelecimento.
Esse valor é calculado com base na produção da safra agrícola e da pecuária e nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país, dos 26 maiores produtos agropecuários do Brasil.