Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

 

Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O jornalista e escritor Merval Pereira, de 72 anos, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, para o ano de 2022. Ele vai substituir o poeta, romancista e ensaísta Marco Lucchesi, que ocupa a presidência da casa desde 2018.

Merval Pereira tornou-se acadêmico em 2011, ao suceder na cadeira de número 33  o escritor e médico Moacyr Scliar, que morreu em fevereiro daquele ano. 

Também foram eleitos para a diretoria da ABL, em sessão híbrida nessa quinta-feira (2), Nélida Piñon, como de secretária-geral, Joaquim Falcão, primeiro-secretário, Celso Lafer, segundo-secretário e Evaldo Cabral de Mello, que vai assumir o cargo de tesoureiro. A nova presidência toma posse no próximo dia 9. A cerimônia, no entanto, só será realizada em março. 

Merval Pereira chega para presidir uma ABL renovada. Recentemente, a Academia adicionou quatro integrantes, eleitos para ocupar cadeiras do quadro efetivo da instituição centenária, sediada na capital fluminense. Os novos imortais são a atriz Fernanda Montenegro, o cantor e compositor Gilberto Gil, o médico Paulo Niemeyer Filho e o advogado José Paulo Cavalcanti.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.