02 Mercado de boi gordo inicia ano com estabilidade; indicador mantém-se próximo dos r$ 250 @.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Fonte: Portal do Agronegócio
Texto do áudio
Os preços do boi gordo apresentam relativa estabilidade neste início de ano, com o Indicador CEPEA/B3 operando próximo da marca de 250 reais a arroba. Segundo análise de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o expressivo aumento nas vendas nos últimos meses do ano passado contribuiu para reduzir a disponibilidade de carne bovina no mercado nacional, sustentando os valores da arroba.
O cenário de negociações para animais destinados ao abate ganha ritmo neste começo de ano, com vendedores ponderando a possibilidade de reter parte dos animais em regiões com chuvas mais frequentes. Isso tem mantido alguns agentes afastados do mercado. Por outro lado, a demanda continua ativa, impulsionada pela necessidade de novas aquisições.
No âmbito das exportações, dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que os embarques brasileiros de carne bovina in natura alcançaram números recordes no ano passado. Com pouco mais de 2 milhões de toneladas enviadas ao exterior de janeiro a dezembro representa um aumento de 0,52% em relação ao recorde anterior, registrado em 2022, que foi de 1 milhão 996 mil toneladas. Esses resultados confirmam as expectativas dos especialistas consultados pelo Cepea.