| Mercado da construção civil pode viver um bom momento quando passar a pandemia do coronavírus.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Depois do impacto da pandemia do novo coronavírus, a construção civil está sendo retomada devido a vários incentivos do Governo Federal para estimular a economia e preservar milhões de empregos.
E o sonho da casa própria vive um momento histórico. Somente pela Caixa Econômica Federal foram disponibilizados 43 bilhões de reais para área da habitação, beneficiando construtoras, empreendimentos e quem busca ter uma casa própria.
O setor de habitação também reagiu à crise para atrair os clientes.
Essa é a avaliação do executivo da empresa Ginco Urbanismo, Júlio Cesar Braz, este é o melhor momento para quem deseja construir a tão sonhada casa, com a menor taxa de juros já vista pelo setor imobiliário.
Dados apontam que as vantagens estão nas mãos do consumidor, já que o momento é o ideal para negociação com os bancos, com a taxa básica de juros, a Selic, em 3,75%. Também é o momento de buscar melhores preços nas lojas de materiais de construção.
Braz lembrou que neste momento em que é necessário promover a geração de trabalho, preservar empregos e movimentar a economia, investir na construção civil é uma excelente alternativa, aquecendo toda cadeia construtiva.
Mesmo mantidas abertas durante a pandemia, as lojas de materiais de construção tiveram uma queda no faturamento entre 50% e 60% nos meses de março e abril.
A expectativa no setor é grande, já que o comércio em Cuiabá foi reaberto esta semana.
“Houve um represamento do consumo, com obras paradas que agora precisam ser retomadas. Com certeza, a retomada do setor será rápida”, enfatizou o presidente da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza.