| Mendes sanciona lei que dá o nome de Vicente Vuolo a primeira ferrovia estadual.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes sancionou, esta semana, a lei do deputado Wilson Santos, do PSDB, que muda o nome da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso, denominada inicialmente Olacyr de Moraes.
A partir de agora, a ferrovia passa a se chamar Senador Vicente Emílio Vuolo, em homenagem ao parlamentar que lutou pela chegada dos trilhos a Mato Grosso.
Mendes explicou que o nome de Olacyr de Moraes foi proposto pela empresa Rumo Logística S/A que ganhou a concessão para a construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual.
"O governador foi sábio em não mexer na história de Mato Grosso. Vuolo merece sim nossas honrarias, Olacyr receberá outras homenagens. Mas, a ferrovia no estado é Vicente Vuolo", comemorou Wilson Santos.
A ferrovia vai interligar o município Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá e Nova Mutum, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos, em São Paulo.
O projeto prevê investimento de mais de 11 bilhões de reais para a implantação da ferrovia estadual.
Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.
A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá fique pronto e em funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.