Mendes avalia participação na COP 26 e propõe “reciprocidade ambiental” de países ricos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O governador Mauro Mendes fez um balanço da participação mato-grossense na COP 26.

Segundo o chefe do executivo estadual, Mato Grosso conseguiu mostra o seu potencial, tanto de preservação ambiental, como de produção agrícola.

Sonora: Mauro Mendes

Uma das principais bandeiras defendidas pelo governado estadual na Conferência, foi a reciprocidade ambiental. Ou seja, que os países ricos cumpram as mesmas exigências ambientais que cobram do Brasil e de Mato Grosso.

Sonora: Mauro Mendes

Para o governador Mauro Mendes, essa reciprocidade, que já é exigida na área diplomática, precisa ser aplicada na área ambiental. Mendes disse que o Brasil precisa sair da posição de “patinho feio”, pois tem grandes contribuições na preservação ambiental.

Um dos maiores destaques da participação mato-grossense na COP 26, foi o programa Carbono Neutro MT. O objetivo é neutralizar, até 2035, as emissões de carbono no estado. 15 anos antes da meta estabelecida no restante do mundo, que vai até 2050.

A secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, afirmou que a política ambiental mato-grossene é destaque no Brasil.

Sonora: Mauren

De acordo com ela, o Carbono Neutro não é só um compromisso de neutralizar as emissões, mas está estruturado em 12 ações que já estão em execução, e integram ações do Poder Público e iniciativa privada em Mato Grosso.  

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.