| Mauro Mendes vai a Bolívia negociar a ampliação do fornecimento de gás para Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT (reprodução)
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes esteve na Bolívia, na última sexta-feira, para participar de uma reunião com o vice-ministro de Hidrocarburos, Willan Donaire, e o presidente da estatal Yacimientos Petroliferos Bolivianos, Wilson Zelaya, para assegurar que o gás natural continue a ser fornecido para Mato Grosso.
Segundo Mendes, a queda no fornecimento do produto foi motivada pelo desmoronamento de um dos poços bolivianos, e atingiu não só Mato Grosso, mas também a Argentina.
"Conseguimos garantir que não haja interrupção no fornecimento, graças aos importantes investimentos que estamos fazendo para desenvolver a cadeia do gás, tanto veicular, como a construção da rede de distribuição para as indústrias, que vai ser instalada no Distrito Industrial", explicou o governador.
Mauro Mendes disse ainda que o Estado tem uma posição estratégica no mercado nacional de gás e grande potencial de desenvolvimento também para o mercado de ureia.
"Foi uma conversa bastante positiva e esperamos para esta semana uma resposta firme para uma possível ampliação no fornecimento de gás, em 2022, para Mato Grosso", destacou o governador.
Participaram da reunião o presidente da MT Gás, Companhia Mato-Grossense de Gás, Rafael Reis, e o suplente de senador Fábio Garcia.
Em junho deste ano, o Governo do Estado assinou contrato firme para fornecimento de gás natural da Bolívia com vigência de cinco anos, a partir de janeiro de 2022.
O contrato permite que Mato Grosso receba até três milhões e meio de metros cúbicos de gás natural ao mês durante o ano de 2022, podendo chegar até seis milhões e meio de metros cúbicos até 2027.