| Mauro Mendes pede ao TRE o cancelamento da eleição suplementar para o Senado.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O governador Mauro Mendes encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral, um pedido para que a eleição suplementar ao Senado seja suspensa.
Mendes sugeriu ao TRE que a escolha do novo senador de Mato Grosso aconteça junto com a eleição municipal, em outubro.
O governador justificou a decisão alegando o custo financeiro que a eleição suplementar pode gerar, estimado em nove milhões de reais. Por isso, segundo Mendes, seria mais “sensato” realizar o pleito suplementar no mesmo período da eleição municipal, em outubro.
Mauro Mendes alega ainda o risco à saúde pública. Segundo o governador, o coronavírus está em expansão. Assim, seria necessário evitar aglomerações e compartilhamento de objetos.
“Uma mesma urna eletrônica é utilizada por diversos eleitores, bem como os mesários compartilham documentos de diversas pessoas, situação que vai expor as pessoas ao contágio dessa doença”, afirma o governador no documento encaminhado ao TRE.
Já o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Gilberto Giraldelli, vai deixar que o Tribunal Superior Eleitoral decida a respeito do requerimento do governador Mauro Mendes.
Giraldelli entende que, como foi o TSE quem definiu pela realização de uma nova eleição, caberá à Corte superior decidir também sobre eventual suspensão do pleito.
A eleição suplementar está marcada para o próximo dia 26 de abril.